terça-feira, 7 de maio de 2013

Conferência em Floripa

A Conferência Nacional de Educação - CONAE 

       O Estado de Santa Catarina no 15/04/2013 reuniu no auditório Deputada Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa, a Conferência Estadual de Educação (CONAE), que debateu o Plano Nacional de Educação (PNE). 
      Neste dia foi proposta o objetivo do CONAI que trata-se de um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.  Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação. 
     Para o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, é realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.  

       O secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps,  destacou que o estudante será transformado se tiver em torno de si um professor que tenha uma inspiração, uma motivação e estar bem preparado para acompanhar a atualização que a sociedade este se atualizando em torno de práticas pedagógicas eficientes e eficazes. Declarou que o espaço físico é importante no desenvolvimento de uma gestão eficaz e eficiente. “Um gestor que faz a diferença tem um papel fundamental no sucesso da escola”.
    O professor Genuíno Bordignon, consultor do MEC, ressaltou a necessidade de ter uma mobilização dos catarinenses no sistema educacional a fim de discutir os VII Eixos do Plano Nacional de Educação a fim de estar se preparando para poder participar e contribuir nas discussões das proposta com a comunidade “em comunhão, para ajudar a construir a educação que o Brasil precisa”. Bordignon propôs uma participação dos catarinenses para  “a acreditar na possibilidade da cidadania e da construção democrática, de que nós temos o poder”.
      Na abertura do evento, o Coral Encantos, do Instituto Estadual de Educação (IEE), interpretou a canção “A paz”, de Michael Jackson, versão do grupo Roupa Nova, dando um show de iterpretação. 
        Neste evento teve a participação de autoridades locais, prefeitos, deputados, diretores de escolas estaduais e municipais, professores, gerentes de Educação de Estado, alunos, pais e comunidade, da Escola de Educação Básica Francisco Brasinha Dias o representante foi o professor de Informática. 

     Segundo a Coordenadora estadual da Conae, Elza Moretto, no dia 24 de abril em todas as escolas públicas será realizado o “Dia do Conae na Escola”. Já a conferência estadual acontecerá em Florianópolis, de 4 a 6 de outubro deste ano. 
       Os temas discutidos na CONAE são:
- I O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
- II Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
- III Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente
- IV Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
- V Gestão democrática, participação popular e controle social
- VI Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
- VII Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário